SERVIÇOS AUTOMOTIVOS

Ter uma oficina mecânica ou um lava-rápido ecológico, quem sabe até uma locadora de automóveis, até mesmo um negócio voltado ao monitoramento de veículos à distância? Existem muitas opções de serviços automotivos e normalmente são excelentes negócios. Nós, brasileiros somos apaixonados por carros. 

Em São Paulo, por exemplo, há quase o mesmo número de habitantes/carros.


E o que isso significa? Muita demanda por serviços como troca de óleo e peças, revisões e vistorias, lavagens e outros serviços.

 

 

Fatos e informações importantes sobre o segmento

Ao observamos alguns dados dos últimos anos, percebemos uma tendência do mercado brasileiro do envelhecimento da frota atual. Pensando em reduzir grandes gastos, o brasileiro se viu, adiando o período de troca e dos serviços de reparos e manutenção, advento das crises econômicas dos anos anteriores.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento faturou R$  5,7 bilhões em 2017, o que representa um crescimento de 5,1% na comparação com 2016.

 

Alguns dados sobre o mercado de serviços automotivos

  • 120 mil oficinas existem no Brasil atualmente
  • 22% foi o crescimento no faturamento das empresas de autopeças em 2017
  • R$ 2,5 bilhões é a previsão de investimento das empresas de autopeças neste ano no País

 

Tendências e Drives de Mudança

A adoção de um propósito forte por trás da marca.

Lava-jatos ecológico sem o uso de água e outros tipos de limpeza do automóvel, como por exemplo a lavajem Delivery.

Para o mercado das vistorias, que facilitam a emissão de garantia de peças dos carros e ajudam a diminuir a burocracia para transferência de automóveis, essas podem pensar e oferecer os serviços online, utilizando plataformas de comércio digital.

 

Pontos de reflexão

Pode ser importante ter afinidade por carros. Se provisione de uma visão de longo prazo, pois esses tipos de negócios costumam exigir tempo para dar certo.

Busque ter uma visão generalista nas áreas comercial, financeira, recursos humanos, gestão de estoques, entre outros.