LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

Ter um negócio que possui uma demanda crescente a cada ano não é nada mal, não é mesmo?

Negócios de limpeza e conservação atendem demandas de mercado que vão além da terceirização e da economia de tempo gerada, também passa pela confiança que os fornecedores consegue transmitir, respeitando integralmente os consumidores.

Serviços como faxina doméstica, lavanderias, limpeza de vidros, limpeza de pisos, lavagem de carpetes e até costureiras, estão em alta e a tendência é aumentar significativamente.

Vale lembrar, que esse modelo de negócio é focado na gestão da retaguarda, e não diretamente no exercício dos serviços finais, já que esses são terceirizados pela próprio negócio.

 

 

Fatos e informações importantes sobre o segmento

O segmento de serviços ligados à limpeza profissional movimenta cerca de R$ 106 bilhões por ano no Brasil e prossegue em ascensão, como apresenta um estudo desenvolvido pela Parafuzo – startup intermediadora de diaristas.

Esse mercado cresce pela falta de tempo para manter nossos ambientes limpos e até mesmo pela qualidade e facilidade que esses fornecedores apresentam, levando o consumidor a pesar o custo x beneficio da terceirização.

 

As regiões que mais concentram empresas e profissionais de limpeza são Sul, Sudeste e Distrito Federal, mantendo cerca de 80% desse mercado no País.

Então vamos correr, um grande mercado está aberto para serviços de alta qualidade.

 

 

Dados importantes sobre o mercado da limpeza e conservação

  • R$ 1,3 bilhão foi o faturamento das franquias do segmento de limpeza e conservação em 2017;
  • 45% a 55% das empresas brasileiras preferem terceirizar serviços de limpeza;
  • 70% das empresas de limpeza têm menos de 20 funcionários em seus quadros colaborativos.

 

Tendências e Drives de Mudança

Esse segmento por si só já é uma tendência, sendo que a terceirização está sendo muito bem aceita em praticamente todos os setores.

Podemos destacar as lavandeiras com opções de pagamentos diversificadas (através de pacotes mensais ou crédito para uso dos clientes), e criando um mercado de receita recorrente e muitas digitalizadas e integradas com os consumidores. 

Outros serviços, como os de reparos de roupas e cuidados com  o jardim e piscina são outros tipos de negócios que ganharam relevância nos últimos anos.

Negócios de assistência residencial e manutenção de equipamentos comerciais podem ser radicalmente transformados.

 

Pontos de reflexão

O ponto mais importante desse tipo de negócio é a habilidade de saber lidar com pessoas, já que se ele se baseia puramente na gestão de pessoas.