ALIMENTAÇÃO

Você é ou já pensou em ser dono de um negócio de culinária? Pode ser uma hamburgueria ou uma cafeteria, uma padaria ou uma churrascaria, enfim uma empreitada no ramo da alimentação?

Se você tem um negócio assim ou já quis abrir um, conhecer a nossa empresa não só é uma boa oportunidade encontrar informações valiosas, mas também, uma boa chance de que juntos possamos inovar nesse segmento.


Fatos e informações importantes sobre o segmento
 
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o brasileiro gasta cerca de 25% de sua renda com alimentação fora do lar, você deve ser um cliente Ifood, Rappi, UberEats ou outro marketplace. Outro dado é da Associação de Bares e Restaurantes (ABRASEL) que estima que, atualmente, 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, venha do segmento. E ainda para a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), o segmento cresce, em média, 14,2% ao ano.
 
É atribuído a ascensão da alimentação fora do lar à realidade dos grandes centros, onde temos cada vez menos tempo para cozinhar. Se pegarmos apenas os dados de redes franqueadoras do segmento da alimentação, só no primeiro semestre do ano de 2018 o segmento faturou R$ 21,5 bilhões. O resultado representou um avanço de 8,1% sobre o mesmo período do ano de 2017, de acordo com a ABF.
 
 
Dados sobre as franquias de alimentação

  • representam 33% de toda a receita do franchising;
  • faturou R$ 21 bilhões no 1º semestre deste ano
  • 18% das marcas atuam fora do País (segmento mais internacionalizado);
  • 17 das 50 maiores franquias do Brasil são de alimentação.

 

Tendências e Drives de Mudança

Os restaurantes de comida natural ou vegana, restaurantes mexicanos, asiáticos e "culturais" como um todo, casas de açaí e de bolos caseiros, além de todas aquelas que trabalhem com o sistema de take away, to go e aplicativos de Delivery.

Marcas com grande apelo ao relacionamento e a personalização também têm adquirido relevância no mercado e criando um grande lealdade com o consumidor.

 

Pontos de reflexão

É importante que o empreendedor desse segmento esteja ambientado com processos de transformação de alimentos ou, ainda, tomar o devido cuidado para ter uma equipe alinhada com esses processos. Alimentação também é um ato de amor.